sábado, 19 de março de 2011

Guaratuba

O municipio de Guaratuba fica na parte sul do litoral paranaense, fazendo fronteira com o estado de Santa Catarina e o municipio de Matinhos. É um municipio de 32.088 habitantes, cuja economia é largamente baseada no turismo[1].
Guaratuba foi fundada oficialmente em 5 de dezembro de 1765, devido a um decreto do Marquês de Pombal, que visava colonizar a parte sul da província de São Paulo, para proteger a costa catarinense das invasões espanholas[2]. Apesar de ter sido elevada à vila, e posteriormente a municipio, foi extinta a municipalidade em 20 de outubro de 1838. Somente em 1947 foi desmembrada novamente do municipio de Paranaguá, tornando-se municipio novamente[3]. Recentemente, quando da época de preparação deste post, o litoral do Paraná, principalmente Antonina e Morretes, sofreram danos com as chuvas. Os acontecimentos se assemelharam aos que ocorreram na serra fluminense no começo do ano de 2011, ou como no vale do Itajaí em Santa Catarina. Guaratuba foi afetada, principalmente,  nas comunidades de Cubatão e Limeira, e encontrou-se isolada por um período. Às vítimas dessa tragédia se dedica esta postagem.

O nome guaratuba conduz a duas análises primárias: para alguns, guaratuba seria o ajuntamento de pássaros, de 'guyrátyba', ou o ajuntamento de guarás 'guarátyba'. Na primeira hipótese, não há impedimentos, posto que de fato, o local poderia ser um pouso de aves migratórias que pela região voassem. Os guarás, porém, são aves de plumagem muito vermelha, e a existência dessas aves é provável motivo para se batizar um local. Ao contrário do que acontece com o nome guarapuava, que não poderia ser oriundo de guarás, posto que essas aves vivem em mangues, distantes 400 quilometros dos Campos Gerais[4], Guaratuba poderia ser muito bem um ajuntamento de guarás. No litoral paranaense existe outro municipio que se refere aos Guarás, localizado no outro extremo do litoral, na fronteira com São Paulo. Guaraqueçaba, que se pode traduzir por 'local de dormida dos guarás', de Guará kera (dormir) (s)aba (local de)[5].


Guará-Eudocimus Ruber
Guaratuba



1-http://pt.wikipedia.org/wiki/Guaratuba#cite_note-Guaratuba_2010-5
Acessado dia 19 de março de 2011 às 14:00
2-Idem
3-http://www.guaratuba.com/historia.asp
Acessado dia 19 de março de 2011 às 14:20
4-http://tetamauara.blogspot.com/2010/11/guarapuava.html
Acessado dia 19 de março de 2011 às 15:00
5-Navarro, Eduardo de Almeida. Método Moderno de Tupi Antigo
Petrópolis, Vozes, 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário